sexta-feira, 23 de março de 2012

Mergulho no que não é... mergulho no que não foi...


De tantos mergulhos,
 seja na utopia de mim mesma e das coisas que sempre desejei ou
 nas expectativas não alcançadas... 
um mergulho tem me feito inúmeras vezes estar em estado de apnéia...
como se a falta do ar fosse um estado de graça...
como se o frustar-se fosse algo com sabor de dulce de leche uruguayo,
com a doçura do açucar brasileiro...
ou ainda fosse aquela suntuosidade dos sorvetes italianos...

Mas infelizmente não, 
a apnéia de que falo é no mergulho desencatado
onde a utopia vira hábito de desgosto,  
pedaço de desilusão ...

Faz-se crucial pensar no infinito...
no infinito que existe em todo amor
 até mesmo no amor dos que pensam que não existe amor,
 que não são
 que não foram...

em tudo há um clic...
as vezes uma palavra ...
um milionésimo de instante 
um segundo 
e eis que as coisas invertem
mudam a direção
o sonho vira pesadelo
 o amor ódio ... 

(eu tenho tido dificuldade de odiar ... não sei se por mergulhar na evolução ou pela ausência de algo que me faz atípica diante de um mundo que confunde o humano com falta de valores... acho as vezes que o que nao é o que nao foi seja uma esquizofrenia minha...porque eu podi me vingar ...e faria isto indecentemente bem ...mas ...e aí?) 

neste ponto
não adinta forçar o que nao foi 
o que já não é
pois tudo pode sempre piorar
no mergulho do que não foi...
as coisas que eram belas ganham uma dimensão monstruosas... 
o príncipe vira um chato
 a mocinha uma menina má...
a comunicação fica comprometida...

e mesmo que os corações tenham amado 
enlouquecidamente 
devotadamente 
trocado  as mais 
belas
  poéticas 
apaixonantes
juras de amor

mesmo que os corações orgulhosamente ainda se amem ...
o entendimento 

não é possível...

é como tentar recuperar o bolo abatumado ...
não há volta!!! 
depois que o vento o solou...
nem deus desce na terra e o transforma...

agora 
se deus tem a capacidade de fazer deste mergulho do que não foi 
ser além do que se pode ser
do que se sonha ser
do que sonhamos realizar

algo vai acontecer

( e eu voltarei aqui daqui um tempo num mergulho em que direi que nao sei mergulhar em deus ...
e que não permito ...e que penso demais e blá blá blá... e que estava errada no dia que duvidei de deus intervir no bolo abatumado de nossas humanas relações de nossos tortos amores)

de fato o que não é ...
talvez
 nunca tenha sido ...
tenha se perdido 
antes de ter se achado...
e o pior , 
só se acha quem já se perdeu ...
só se perde o que se tem seguro nas mãos...

(e não me venham com aquela palhaçada de que se fossse meu não tinha partido ... 
não não é nada disso ...)

o que faz que as coisas não sejam é a falta de  força e coragem para insistir
 insistir
 no humano, 
na diferença...
insistir 
no que se quer 
mas 
dá um certo trabalho
 toda diferença cabe no mergulho de descoberta deste novo..
na diferença aqueles que amam mergulham de alma inteira nos defeitos do outro
sem cobranças ou fugas...

(mas é fácil falar ...quando não se teve a capacidade de um mergulho  na integra)

onde se vai até a falta de ar ...
até o que nao pode ser ...
na apnéia da questao...

(eu nao sei mergulhar pela metade...embora tema a falta de ar...meus mergulhos sao de alma...mas eu tenho que sentir a alma do outro vibrando em mim como  uma cancao boa daquelas em que nao se cansa de ouvir 1, 10, 100, 1000 vezes ...)

nao há virtude em dizer que ama
 e nao querer bater os braços para nadar um pouco 
se correnteza esta forte...
nadar ... 
é um nada
 que mostra como queremos entender o tudo do outro ...

(eu sempre vou amar, sempre vou mergulhar, sempre vou ser eu em essencia...e o dia que minha alma nao estiver presente nas coisas que vivo faço digo ou escrevo melhor nao ser eu desistir do mergulho
ficar na superficie de mim mesma...no nada dos habitos bestas do cotidiano...)

mais nada
tudo 

um mergulho no que não é
um mergulho no que não foi

e agora
o que será?


--------


http://www.youtube.com/watch?v=lO8KC63t_b8



_______

Nenhum comentário: