terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mergulho na ilusão


Iludir-se é vital...ainda que não deva  tornar-se habitual...
Eu me iludo ...tu te iludes...
E todos nós num momento ou noutro nos iludiremos... 
A ilusão é quase como o ar
 está em tudo e não a vemos...
e paradoxalmente a vemos até quando não está...
e a vemos do jeito que queremos...
é como o tratamento que damos a imagem de nome vida que temos.
Um photo shop pessoal nas vivências, 
coisas, 
lugares, 
pessoas, 
pseudo amores
...
é uma luneta mágica que surge no olhar, 
envolve o coração
e num passe de mágica faz colorir
 toda e qualquer razão que a vida possa ter.
Oxida a lógica e todo e qualquer fato.
Tem seu lado varinha de condão, 
faz que vejamos o pão seco sem manteiga
como alfajor...
crossaint com nutella...
brioche com creme...

Ainda que seja uma distorção da realidade 
causada por nós mesmos

não podemos esquecer que ela
é também uma forma dissimulada de otimismo e de força
e habita nos mais puros e vívidos sentimentos 
fazendo que o olhar se poetize frente a 
inexorável realidade mundana
e até nos dê poderes mágicos de enxergar coisas
viajar no tempo 
e no espaço
dominar os sonhos

É um alucinógeno delicioso...que faz a vida ficar tão linda
as pessoas tão magníficas, 
os momentos tão especiais...

e acaba sendo fácil até mesmo nos iludirmos frente a ela mesma

As atmosferas que envolvem a ilusão são tão incríveis...
maravilhosas
apaixonantes

e voar com elas torna-se até simples
normal 
natural...

e botar os pés no chão totalmente desnecessário...

A minha ilusão é que diante dela 
haja quem se iluda também comigo 
por mim
como me iludo pelos outros...
pois a vida fica tão sem vida sem cor 
sem AR 
ao vivenciá-la sem ilusão
extinguem-se as esperanças

Eu me iludo ...
e tenho pedido aos céus, 
a Deus e as forças sobrenaturais superiores 
que conheço e desconheço 
para que salvem minhas ilusões
salvem meu olhar poético(patético) e colorido 
frente as pessoas, 
as coisas 
salvem minha pureza
frente ao mundo

e que embriaguem-se com a ilusão 
do que eu também possa ser
do que eu não sou e nem serei
mas que ilusoriamente sonhei ser


E eu 
e você que está me lendo neste instante
 também somos ilusões
a poetisa e o leitor
todos ilusórios 
e belos ...
lindos...
aconchegantes
sábios 
espiritualizados
intelectuais
excitantes!

A ilusão arrasta como forte correnteza toda razão que possa existir...
e nesta enxurrada traz tantas coisas interessantes, 
tantas sensações
que não sucumbir a ela deixa tudo num vazio.

mas...se...
 através da ilusão não sabemos como as coisas são por si mesmas, 
como podemos ter certeza de que elas não o são? 

como podemos estar seguros de que a ilusão é de fato ilusória? 

Se a ilusão existe e é criada no cérebro 
como podemos ter certeza de que é uma ilusão
e não a razão de tudo? 

e se tudo é ilusão 
também o somos...
e se o somos
de que serve nos desiludirmos com os outros? 

pois bem
nós também somos a ilusão que causa desilusão no olhar do outro...

ao fim só me resta crer que se tudo é uma ilusão...
a realidade também é uma ilusão
logo não há nada mais real e humano que iludir-se

não nos iludamos...
iludir-se é o que há de mais verdadeiro nesta vida

só não deixemos que ela nos sufoque com seu véu inebriante
de perfeição!
não permitamos que não nos permitam 
de  vivê-la intensamente
 no antes 
no agora

no depois! 





Se você não entender estas palavras
console-se com a ideia de que elas 
não existem
são apenas
a minha
e a sua 
ilusão...

( ou não!?) 




Nenhum comentário: