quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nas rotas de Marco Pólo





Na minha vida há um marco
Notável divisor de águas
Que surgiu de surpresa nas rotas
Intocadas da seda azul
Que envolve meu sentir

Este marco não é o pólo
(nem o pollo)
É o fascinante belo relativo
Mergulhado
no meu Oceano


('frio na barriga'
me entorpece )


Dúvida

Sem saber
(talvez) sem pretensão
Tira-me o sono
Coloca em cheque minha razão
É o próximo que está distante
E mesmo estando
A Léguas relativamente incalculáveis
Desbrava meu ser
Disseca de forma indolor
minhas tolas emoções

Especiaria do oriente
bálsamo ao meu louco viver
sem saber dá o brilho ao meu verde olhar
ritmo a bossa do meu caminhar

E é difícil não desejar sucumbir
a tentação de brasileiramente
tentá-lo



Olhando de soslaio

Surge quieto no canto esquerdo da tela de mim mesma


Quando dou por mim
Já estou fora de mim
a Deslisar nas infinitas vias
Que se vão
No silencio da noite
ou
Pelo desertos do movimentado
cotidiano do meu viver



já não me sinto mais aqui
Fico prá lá de Bagdá
Num outro pólo de meu pensar

Abandono meu racional sentir



E entre dois pólos
os dois extremos
há todo um mundo
por desbravar
(mundofísico
mundo sensação)
linha imaginária
quase infinita
separa –me
do marco real
e o vento a guiar-me
nortear minha alucinação
na medida inconseqüente
de minhas nada objetivas reflexões
busco o eixo

longa respiração





volto ao marco zero




e com minha batucada
carnavalesca
desvio Marco pólo do oriente
e quem se desorienta sou eu
No mar do meu nada mais sei


No imã que me atrai
pólo oposto a me arrebatar
Bate o vento medo
que sempre se põe a me transtornar
tudo pode ser loucura
Disparate de minha razão
Perda total dos sentidos
meu insano observar...

Mas que seja
Marco
Já não me importo
não tem como negar
marco além de marco é pólo
E isso não tem como explicar






_________________________________________


Ligeiro glossário para os que não sabem o que é um marco:



cada uma das extremidades do eixo imaginário da Terra;
nome dado às regiões vizinhas dessas extremidades;
cada uma das duas extremidades opostas de um íman ou de uma pilha eléctrica;
núcleo;
centro;
extremidade;
termo ou ponto oposto a outro;
norte;
guia.

Nenhum comentário: